domingo, 13 de julho de 2008

Canal 2: Pretérito

O teu passado é o intervalo de tempo que TU decides que seja!
E a maior tendência é andar encalhado na vida porque bué vezes nos agarramos a esse intervalo de tempo; que é sempre, ridicularmente, o último mau bocado por que passámos.
Por outras palavras: independentemente do quão boa a tua vida foi até este exacto momento, se o teu ultimo mês, ano, etc. foi intensamente mau, então encalhas nesse ponto, e aí ficas até que surja algo que compense esse mau bocado.
E a cena é que não tens de aturar isso, simplesmente.
Daria uma explicação fantástica (escrevi-a ontem, à noite) mas não me apetece escrever mais e não quero adiar este post, por isso vê as cenas da seguinte maneira:
O tempo passa - facto! Agora, a forma como o divides é inteiramente contigo.
Não tens de te limitar ao temporal passado/presente/futuro, porque nessa ordem de ideias, como o tempo nunca pára, o teu presente é tão ínfimo que, matematicamente, iria tender para zero... como se não existisse, de tão ínfimo que é.
Vê o teu presente como uma fase, não um momento. Vê o teu futuro como algo que tu irás construir e o passado como algo que construiste, deixando o presente não só como um simples agora, mas como um Pretérito Perfeito Composto,
e escolhe a tua via.

(fotografia por Luís Porto)

4 comentários:

Inez disse...

Quando ficamos presos a algum acontecimento é sempre algo que nos maguou (não entendo, pq neste espaço de tempo tudo o que é e ou foi bom, desaparece do nosso pensamento), e isto acontece tão regularmente que palavra Passado é encarada já como algo negativo, algo doloroso.
O passado deve ficar onde pertence, seja ele positivo ou negativo, devemos é viver o pesente, o momento, cada minuto, ada segundo, ao máximo.
O dia de ontem já passou, o que foi já era .
Devemos viver o hoje , nao o ontem, nem o amnhã.

Gostei ;)

David Pimenta disse...

"Vê o teu presente como uma fase, não um momento. Vê o teu futuro como algo que tu irás construir e o passado como algo que construiste(...)"
As palavras que mais me marcaram. É incrível como algumas pessoas não conseguem ver isto.
Parabéns, mais uma vez pelo texto. ;)

Anónimo disse...

respira-se bem aqui :)
foto : MAGNIFICAAAAA ja sabes ^^

*******

Lina Silva disse...

Gostei muito da fotografia Lupi Manel. Muitos Parabéns!
Beijo<3